quarta-feira, 22 de abril de 2009




26º Congresso Mineiro de Municípios

25ª Feira para o Desenvolvimento dos Municípios

Belo Horizonte - 4,5 e 6 de maio - Expominas



A Associação Mineira de Municípios - AMM realiza de 4 a 6 de maio, no Expominas - Centro de Convenções e Feiras de Belo Horizonte, o 26º Congresso Mineiro de Municípios e a 25ª Feira para o Desenvolvimento dos Municípios. O evento, que chega à sua 26ª edição, promoverá o mais importante debate em torno das demandas e das questões municipais. A solenidade de abertura do Congresso acontecerá no dia 4 de maio, às 19h 30, no Expominas, com a presença do governador Aécio Neves e autoridades nacional e estadual.



O maior evento político de Minas Gerais, que acontece anualmente, reunirá os 853 prefeitos, os 7.853 vereadores mineiros, técnicos e assessores municipais, o governo do Estado, o governo federal, ministros, senadores, deputados estadual e federal, secretários estaduais, empresas e entidades públicas e privadas, fornecedores de municípios, entre outros.



O tema central do congresso em 2009 será "O meio ambiente e a sustentabilidade ambiental". Entre outros temas em debate vão estar a preocupação dos municípios com a melhor e mais justa distribuição dos recursos e a definição das competências entre os entes federados que só acontecerá com um novo Pacto Federativo. Como palestrantes vão estar ministros, governadores, secretários de estado e personalidades nacionais e do Estado.



» Medalha do " Mérito Municipalista"



A medalha do Mérito Municipalista "Celso Mello de Azevedo", a maior condecoração municipal do Estado será concedida a personalidades que trabalham para o desenvolvimento dos municípios.



A presença de autoridades - Dilma Roussef, Carlos Minc, Fernando Haddad, José Gomes Temporão, os secretários de Estado, Alberto Portugal, Érica Drumond, Marcus Pestana, José Carlos Carvalho, os deputados Sandro Mabel e Ciro Gomes, o presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho são algumas das autoridades que estarão debatendo com os prefeitos e todo o universo municipal mineiro.



Ações e temas em destaque - A padronização dos endereços na internet (mg.gov.br) do universo municipal ( prefeituras, câmaras e associações microrregionais de municípios), permitirá a integração de todo Estado, com conteúdo de imagem e som, de forma pioneira e inédita no país, inserindo os 853 municípios na rede mundial e ao alcance de todos os povos. O que os meios de comunicação não conseguiram ainda neste Século, a internet vai se tornar o ponto de encontro das diversas culturas de Minas Geras, unificando as políticas e ações de governo e da sociedade. Outra grande ação esperada com entusiasmo pelos municipalistas é a doação do maquinário às microrregionais. Uma promessa que torna-se realidade neste momento importante para as entidades.

Entre os temas do congresso, destacam-se, o PAC, o turismo, a saúde, a crise econômica, a educação, o meio ambiente. O Congresso Mineiro de Municípios promoverá ainda o mais importante debate em torno de assuntos relevantes e de interesse das administrações municipais, entre eles a necessidade de um novo pacto federativo e as reformas política e tributária, questões consideradas essenciais para que se estabeleça qual o papel do município na federação.



A presença das Associações Microrregionais



A cultura, a vocação e o potencial de cada município serão mostradas por meio dos estandes das 42 associações microrregionais. O congresso, considerado o maior e o mais abrangente encontro político de Minas Gerais é também um dos maiores do país em discussões nas câmaras técnicas e conferências. São "as muitas minas" mostrada de forma peculiar e genuína aos participantes do evento.

A posse da nova diretoria

No último dia do evento, dia 6, às 18h, a nova diretoria eleita em março deste ano tomará posse para o período 2009/2010. São 42 prefeitos entre a diretoria executiva, conselho fiscal e diretores regionais. O presidente eleito é o prefeito de Conselheiro Lafaiete ( Região Central), José Milton de Carvalho Rocha (PSDB).


» 25ª Feira para o Desenvolvimento dos Municípios



Os visitantes, participantes e convidados poderão, ainda, conhecer os produtos e serviços apresentados pelos fornecedores na 25ª Feira para o Desenvolvimento dos Municípios, evento paralelo ao Congresso.

Em uma área de 5.200 metros quadrados, a feira contará com a participação de mais de 150 empresas de diversificados segmentos que oferecem os maiores e mais modernos serviços e produtos aos municípios nas áreas de alimentação, máquinas pesadas, financeira, montadoras de automóveis utilitários, construção, asfalto, segurança, calçamento, soluções em informática, em asfalto e telecomunicações, entre outros negócios.

A 25ª Feira para o Desenvolvimento dos Municípios é a grande oportunidade para que os governos e as empresas privada e pública entrem em contato com os 853 prefeitos mineiros, a maior representatividade nacional e da América Latina, firmando convênios, prestando e divulgando seus serviços e projetos para as prefeituras e câmaras municipais.

Estarão presentes na feira as maiores empresas e instituições do país como também os partidos políticos, instituições financeiras, entre outros prestadores de serviços aos municípios.



SERVIÇO - Para participar do evento como expositor ou patrocinador, as empresas, entidades e órgãos públicos e privados devem entrar em contato com: ML PROMOÇÕES E EVENTOS - TEL.: [031] 3291 0095 ou pelo e-mail - ml_eventos@terra.com.br



=================================


» Associação Mineira de Municípios - AMM


A AMM é uma entidade política, de utilidade pública, que congrega os 853 municípios de Minas Gerais. Suas atividades são voltadas para a articulação política junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, na busca do fortalecimento da causa municipalista, nas esferas estadual e federal.

É um instrumento de fomentação das discussões relacionadas com a promoção do município para torná-lo um pólo de desenvolvimento da federação. A entidade busca, ainda, a valorização das ações e das políticas públicas regionais.

Entre as prinicipais atividades da atual gestão, presidida por Celso Cota, estão a integração entre as entidades municipais do Estado, a capacitação dos servidores e a revisão do pacto federativo, onde os recursos possam ser melhor distribuidos e as competências dos entes federados sejam definidas.

Histórico
A Associação Mineira de Municípios - AMM, fundada em 1952, foi reconhecida de utilidade pública pela Lei 5.317 de 5 de novembro de 1969, pelo governador Israel Pinheiro, na gestão do presidente da entidade, Nilo Rocha, prefeito de São João Nepomuceno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário